quinta-feira, 30 de abril de 2015

Randi a desmascarar vendedores de tretas.

"Amazing" James Randi foi inicialmente um ilusionista (ou mágico se preferirem) que dedicou a sua vida a divulgar e promover uma abordagem critica às alegações de fenómenos paranormais. O seu conhecimento dos truques de magia foi util para rápidamente perceber como as aldrabices eram impigidas a um público maior. Foi e é (particularmente através da sua fundação), um grande defensor do céticismo cientifico tendo desmascarado vários casos de charlatães famosos.

O seu prémio para quem consguir provar um fenómeno sobrenatural continua por levantar, apesar de os concorrentes e o júri estarem de acordo acerca das condições em que o teste vai ser feito antes de começar.

Escolhi alguns videos do James Randi a desmascarar tretas para por aqui.

O primeiro é o de James Hydrick, que dizia ter poderes mentais que desenvolveu com a ajuda de um mestre chinês. Hydrick movia lapis e levantava folhas sem lhes tocar e tinha já estado antes num programa de TV chamado "That´s Incredible" (deu em Portugal) onde conseguiu levar a sua mentira avante apesar da saudável suspeita do apresentador desse espetáculo. Randi de uma maneira muito simples consegue expor a mentira de Hydrick de uma maneira convincente. É incrível a maneira como Hydrick continua a mentir sem dar parte de fraco depois de ser desmascarado. Viria a admitir tudo apenas mais tarde.




O segundo é de Peter Popoff, um popular milagreiro, que usava um auricular de radio para receber instruções da mulher acerca das pessoas da audiencia. Deste modo conseguia surpreendê-las acerca do que sabia. Randi gravou a comunicação para todos podermos ouvir.










O terceiro começa com a exposição de Uri Geller depois continua com o caso já referido de Popov. Geller dobrava talheres com a mente e estava a ter uma popularidade formidável. Num programa (Johnny Carson) em que tinham convidado Geller para motrar os seus poderes, a conselho de Randi, trocaram os talheres dele por outros vulgares. Quando Geller, ao vivo, se apercebe que os talheres não são os seus, fica visivelmente inquieto. Sabia que o seu truque ia falhar, ao vivo. Tanto quanto sei nunca admitiu a treta, mas a fama foi-se em pouco tempo. Moveu vários processos judiciais a James Randi.







Mas um dos mais giros é a descrição do que fazem os cirurgiões filipinos:







Para terminar um em que é usado um "espião" para desmascarar outros milagreiros:





Sem comentários: